Projetos
Confira abaixo nossos principais projetos

IR E VIR

Possibilitar o acesso da pessoa com deficiência, usuários de cadeira de rodas e com dificuldades de transporte pessoal ao LDC, para as práticas de atividades de habilitação e reabilitação e a promoção de sua integração à vida comunitária.

   

INTERAGINDO

Projeto de apoio para capacitação da equipe técnica com a realização de  ciclo de palestras, com temas diversos, de forma a possibilitar a reflexão, entendimento e a intervenção mais adequada no cuidado com a pessoa com deficiência no âmbito institucional. Os grupos de estudo se caracterizam por um espaço para qualificar a equipe, que oportuniza a troca de experiências através do contato com outros profissionais, de desenvolver a percepção e as possibilidades que as famílias têm de enfrentar suas crises e superá-las, de promoção de mudanças significativas na forma como a família/cuidador convive com os desafios físicos e emocionais do lidar com a pessoa com deficiência frente às demandas cotidianas e a vida em sociedade.

   
   
   

RE-INCLUIR

Projeto em parceria com a REDE SUAS, desenvolvendo ações e processos socioeducativos de estímulos e desenvolvimento de potencialidades e aquisições cognitivas educativas, socioculturais e esportivas realizadas através de e vivências culturais, esportivas e de incentivo a socialização, com vistas ao desenvolvimento progressivo do usuário (pessoa com deficiência) de acordo com seu ciclo de vida.

   

CONVIVÊNCIA DIA

Projeto realizado em parceria com a FIA, de caráter socioeducativo, realizado através de oficinas pedagógicas de estimulo a leitura, escrita e interpretação. Objetivou a realização de um trabalho de integração, informação, formação, troca de saberes, atividades educativas, lazer e entretenimento.Público: 30 crianças e adolescentes com deficiência.

   

CONVIVENDO E APRENDENDO

Projeto em parceria com a REDE SUAS, desenvolvendo ações e processos socioeducativos de estímulos e desenvolvimento de potencialidades e aquisições cognitivas educativas, socioculturais e esportivas realizadas através de e vivências culturais, esportivas e de incentivo a socialização, com vistas ao desenvolvimento progressivo do usuário (pessoa com deficiência) de acordo com seu ciclo de vida.

   
FAMíLIA NA VISAO INTEGRAL

Grupo socioeducativo com a realização de ciclo de palestras, com temas diversos em torno da família e sua dinâmica, de forma a possibilitar a reflexão. Compreende atenções e orientações direcionadas à promoção de direitos, à preservação e ao fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e o fortalecimento da função de proteção das famílias diante do conjunto de condições que causam fragilidades ou as submetem a situações de risco pessoal e social.
   
PROGRAMA DE REABILITAÇÃO DA PESSA COM DEFICIENCIA À VIDA DIÁRIA E COMUNITARIA

O atendimento do Lar de Daniel Cristóvão (LDC), estrutura seu Programa Institucional objetivando seguir as diretrizes do Plano Viver sem limites (2011) e em consonância com as resoluções: 109 de 2009 - que tipifica os serviços socioassistenciais e a 34 de 2011 - que define a Habilitação e Reabilitação da pessoa com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária no campo da assistência social e estabelece seus requisitos, ambas do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), tem por objetivo prestar atendimento especializado, por meio de oferta de um conjunto de ações de caráter continuado, permanente e planejando, que contribuam para ampliar as aquisições dos usuários, na perspectiva do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, contribuindo para a construção de autonomias e vida independente, assim como, favorecer a superação da relação de (co)dependência e, conseqüentemente minimizar a sobrecarga do cuidador/familiar decorrente da necessidade de prestação dos cuidados diários.
São realizados conjuntos variados de atividades, por equipe multiprofissional, sob distintas metodologias, importantes no processo de habilitação e reabilitação e inclusão social da pessoa com deficiência, incorporando aportes das demais áreas como cultura, esporte e lazer. Através de atendimentos especializados e interdisciplinar, as ações realizadas objetivaram auxiliar na superação  de situações violadoras de direitos e, possibilitar o acessos a benefícios institucionais e  governamentais, programa de transferências de rendas e da rede de serviços sócioassistenciais.
Ressaltamos algumas atividades interdisciplinares ofertadas através de Oficinas: Pintando o sete e Desvendando Charadas; Cozinhando com Arte; InterAgindo; Soletrando; Sem fronteiras; Ciranda dos Pais; Recriart; Horta Cátia Cunha; Brincadeiras regionais e folclóricas; Habilidades Sociais; Reciclagem; Raciocínio Lógico; Leitura e Escrita; Inclusão Digital; Faz de Conta; Tabuleiros; Estimulação Precoce; Renovar; Renovarzinho.
   
CENTRO ESPORTIVO CRISTOVINHO

Destina-se a inserção social da pessoa com deficiência por meio de atividades lúdicas e esportivas. Proporciona a prática de atividades esportivas, tais como, dança habilidades motoras, esportes coletivos, tênis e capoeira e, a realização de eventos com a inserção dos usuários em competições esportivas amadoras. Previsão de realização do II Jogos Especiais do Cristovinho
   
CONSTRUINDO UM FUTURO MELHOR

Projeto realizado em parceria com a FIA, de  caráter socioeducativo, realizado através de oficinas pedagógicas de estímulo a leitura, escrita, interpretação, raciocínio lógico, ética e cidadania entre outras. Objetiva a integração, acesso a informação, aquisição e troca de saberes, atividades educativas, lazer
   
PROJETO CAMINHO ALTERNATIVO

Projeto em parceria com a 9a  Vara Criminal. Tem como objetivo: proporcionar a oportunidade do prestador de serviço à comunidade (PSC) e/ou em prestação pecuniária (PP), reorientar-se na sua relação com a lei  no  cumprimento das medidas sócioeducativas impostas pelo Juiz. Público Alvo: População adulta que cometeu delitos leves e que tiveram como pena o cumprimento, em liberdade, de medidas sócio-educativas. São desenvolvidas ações de acolhimento; alocação em postos  de  trabalho  de  acordo  com  a  necessidade  institucional  e  disponibilidade do prestador; acompanhamento das atividades realizadas; controle interno de presença. A cada trimestre é encaminhado à 9a Vara Criminal, cópia da folha de freqüência e/ou de prestação pecuniária.
 
   
ASSESSORAMENTO POLÍTICO TÉCNICO ADMINISTRATIVO E APOIO FINANCEIRO
   
LOTERJ - PROJETO EnCANTO

Dentro desse contexto, o LDC visa implantar o Projeto EnCANTO – música, arte e bem  estar, desenvolvendo ações e processos socioeducativos de cunho social,artístico e cultural, voltado para a pessoa com deficiência juntamente com sua família. Ensejando a integração social, o desenvolvimento das potencialidades e oportunizar possibilidades expressivas através de variadas formas de linguagem que compreendam a música(Musicoterapia)e a arte, com a inserção em oficinas integradas a outras especialidades, de forma transversal,como Educação Física, Fonoaudiologia, Pedagogia e Psicologia.
O Projeto “EnCANTO”, através de ações interdisciplinares,tem como finalidade possibilitar aos usuários o desenvolvimento nas habilidades de comunicação, relacionamento, aprendizagem, mobilização, expressão e a organização física, mental e social, refletindo de forma significativa,no seu cotidiano, propiciando melhora nas suas relações interpessoais e, conseqüentemente na sua qualidade de vida.


 
   

ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

Em parceria com o SESC - Esse projeto utiliza recursos recebidos através do projeto Mesa Brasil- Sesc. Possibilita o enriquecimento do cardápio elaborado pelo LDC, permitindo a oferta de uma alimentação mais saudável e balanceada, além de beneficiar financeiramente a instituição, pois os recursos financeiros que seriam destinados para a aquisição dos alimentos podem ser direcionados para outros fins, objetivando qualificar e diversificar o cardápio nutricional.

 

Galeria de Fotos
Veja mais fotos 
   
Lar de Daniel Cristovão
Rua Joaquim Ferreira n.11, 11 - Jardim Sulacap
Rio de Janeiro (RJ) CEP 21741-290
Telefone: (21) 3357-9619 / 3016-6179
lardedanielcristovao@ig.com.br